TAC-Tecnologia de Aplicação

A Tecnologia de Aplicação consiste na adoção de todos os conhecimentos técnicos disponíveis para proporcionar a correta colocação de um produto ativo no alvo (planta, praga, solo etc.). Parece clichê, mas muitas vezes cometemos alguns erros ou esquecimentos na hora de aplicar os produtos na lavoura.

Uma mudança da ponta de pulverização, por exemplo, pode alterar completamente o tamanho de gotas da aplicação e consequentemente sua forma de aplicação.

A aplicação do produto deve ser na quantidade necessária, com o mínimo de contaminação de outras áreas. Além disso, precisa ser econômica assim, as gotas precisam estar no tamanho e densidade adequados ao objetivo da aplicação.

Para que tudo isso ocorra se faz necessário de duas situações a regulagem e a calibração do equipamento onde a regulagem significa ajustar os componentes da máquina de acordo com a cultura e os produtos que serão utilizados, por exemplo, tipos de pontas mais adequados, velocidade de aplicação, altura da barra em relação ao alvo e espaçamento entre os bicos. Já calibrar um equipamento é verificar qual será o volume de aplicação, qual a quantidade de produto que será utilizada e qual a vazão das pontas.

Vimos como a Tecnologia de aplicação nos ajuda a obter uma maior eficiência em aplicações, evitando perdas.